Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das suas crianças que vai muito além do suprimento das necessidades básicas e do amor que lhes votam. Para além da educação formal, é cada vez mais importante a aposta dos pais, desde tenra idade no desenvolvimento de competências que promovam a autonomia, o espírito crítico, a adaptabilidade e a flexibilidade dos seus filhos. Para quê? Para que cresçam e, gradualmente, se vão tornando em adultos capazes de gerir a sua vida, fazer escolhas e tomar decisões informadas.
De acordo com um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apenas 31% dos portugueses têm conhecimentos básicos sobre literacia financeira. Além disso, apenas 27% afirmam estar confiantes na gestão das suas finanças pessoais.
Outro estudo realizado pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) revelou que cerca de 70% dos portugueses não consegue calcular a taxa de juro de um empréstimo ou o valor acumulado de um depósito a prazo. Além disso, o estudo aponta que 42% dos portugueses não consegue elaborar um orçamento mensal e que apenas 34% fazem uma poupança regular.
Estes dados mostram a importância de promover a literacia financeira, de preferência, começando a introduzir de forma lúdica conceitos básicos, e a estimular comportamentos financeiramente responsáveis desde a infância.
É neste contexto que surge a proposta da Cristina Freitas, especialista na área das finanças, com a criação da coleção “ABC Financeiro”. Assemelhando-se a livros de histórias, é um instrumento de aprendizagem com atividades práticas e divertidas, que permitem ir interiorizando conceitos financeiros.
“ABC Financeiro” é uma ferramenta intuitiva, com linguagem adaptada à faixa etária a que se destina e de fácil utilização por pais e filhos.
Recomendo a todos os pais/educadores que queiram iniciar as suas crianças neste mundo da literacia financeira!
Sandra Borges
Psicóloga Educacional
As palavras da Dra. Sandra Borges captam a essência da nossa missão em "O meu ABC Financeiro". Como refere, o e-book não é apenas um guia financeiro, é um investimento no futuro dos seus filhos. O conhecimento transmitido nestas páginas não se trata apenas de dinheiro; é sobre capacitar a próxima geração para tomar decisões informadas e responsáveis.